A sinusite pode ser causada por agentes infecciosos, assim como, bactérias, fungos e vírus. Da mesma forma, que por fatores alérgicos que possam vir a atrapalhar a correta drenagem de secreção dos seios da face. Nesse sentido, poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Entretanto, há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de um tumor.

Existem dois tipos de sinusite:

• Aguda – quando os sintomas estão presentes por um período inferior a 12 semanas;
  • Crônica – quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.

Todavia, as causas mais comuns da sinusite do tipo crônico são:

• Pólipos nasais (crescimentos de tecido na área que podem bloquear as passagens nasais ou seios);
  • Reações alérgicas;
  • Rinite;
  • Asma;
  • Desvio de septo nasal (quando a parede entre as narinas não está alinhada, pode haver restrição ou bloqueio das passagens no seio nasal);
  • Trauma na face;
  • Doenças que afetam a imunidade;
  • Infecções respiratórias;
  • Células do sistema imunológico;
  • Alterações de altitude;
  • Tabagismo;
  • Infecções odontológicas que causem obstrução dos seios nasais.

Fundada pelo Dr. José Pinto Brandão em 1970, a Clínica José Pinto Brandão que leva o seu nome na cidade de Campina Grande, conta com uma equipe de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e cirurgião de cabeça e pescoço, tratando também de atendimentos específicos através da Clínica do Sono.