A perda de audição está relacionada a vários fatores. Dessa forma é importante realizar uma consulta de avaliação com especialista. Uma das causas de perda auditiva pode ser infecção, ferimento na cabeça, tratamentos contra o câncer ou tomar certos medicamentos. A perda auditiva pode ser causada ainda por problemas na orelha externa e média ou por células ou fibras danificadas no ouvido interno. Ou pode ser uma combinação de ambos.

Conheça alguns tipos de perda auditiva:

  • Perda auditiva Sensorioneural

Esse tipo de perda auditiva envolve deterioração da orelha interna. As células ciliadas que estão na passagem da orelha e que carregam o som estão danificados. Esse tipo de perda auditiva é causado comumente por exposição prolongada a altos níveis de volume, bactérias e infecções virais, acúmulo de fluído, trauma repentino na orelha e processo natural de envelhecimento. A perda auditiva sensorioneural não pode ser tratada com medicamentos ou cirurgias. Aparelhos auditivos são o único meio de tratar essa condição permanente.

  • Perda auditiva induzida pelo ruído

Esse tipo de perda auditiva pode afetar qualquer um em qualquer idade. A perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR). É causada pela exposição a volumes altos que danificam e destroem as células ciliadas na orelha interna. No entanto, a PAIR pode ser resultante de uma simples exposição a um impulso sonoro extremamente alto (ex: um tiro próximo a uma orelha desprotegida) ou tempo de exposição regular a sons que excedam 85 decibels (dB). A PAIR pode ocorrer ouvindo música no volume máximo por meio de fones de ouvido. Assim como, trabalhar com maquinário de construção sem utilizar protetores auriculares.

  • Perda auditiva condutiva

Esse tipo de perda auditiva ocorre quando a orelha interna não recebe propriamente os sinais sonoros. Isso pode ser causado por lesão na orelha média ou no canal auditivo, acúmulo de fluído por trás do tímpano, ou excesso de cera. A perda auditiva condutiva geralmente pode ser tratada com medicamentos. Se a cirurgia ou medicação não forem opções para você, aparelhos auditivos poderão ser excelentes soluções para seu problema auditivo.

  • Perda auditiva súbita

A perda auditiva geralmente aparece progressivamente de acordo com a idade (presbiacusia) ou a PAIR. No entanto, certas condições podem causar perda auditiva súbita. Inclusive a exposição a sons extremamente altos que causam dano imediato, certas doenças, tumores, danos à cabeça ou uso de medicamentos ototóxicos. Na maioria dos casos, a audição irá voltar com o tempo, por si só ou por meio de intervenção médica, mas para alguns casos, a perda auditiva pode ser permanente.
Os sinais da perda auditiva podem levar anos para se desenvolver ou podem aparecer repentinamente. De qualquer forma, eles podem tornar o dia a dia mais difícil. Se você percebe que está com dificuldade de escutar procure um especialista para buscar o motivo dessa perda auditiva e tratar.

 

 

Fundada pelo Dr. José Pinto Brandão em 1970, a Clínica José Pinto Brandão que leva o seu nome na cidade de Campina Grande, conta com uma equipe de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e cirurgião de cabeça e pescoço, tratando também de atendimentos específicos através da Clínica do Sono.

Sinusite