O que é vertigem?

A vertigem é a tontura que dá a sensação que tudo está girando ao redor. Que pode vir acompanhada de enjoo e zumbido. E normalmente acontece por alterações no ouvido. Nesse sentido a vertigem costuma dar tontura mesmo ao estar deitado. Mas também, é comum que ela seja desencadeada com movimentos feitos com a cabeça, como virar de lado na cama ou olhar para o lado.

 

A vertigem paroxística benigna, conhecida popularmente como labirintite simples, é a causa mais comum de vertigem. E acontece pelo descolamento dos otólitos, que são pequenos cristais que se localizam nos canais do ouvido responsáveis por parte do equilíbrio. 

 

O tratamento para a vertigem paroxística benigna é feito pelo otorrino. Que pode fazer algumas manobras de reposicionamento dos otólitos, chamada de manobra de Epley. Além de recomendar o uso de remédios como Betaístina, de uso diário, e Dramin, nas crises. Além disso, é recomendado observar a presença de rolhas de cera no ouvido. Além de evitar o estresse e o consumo de cafeína, açúcar e cigarro, que são situações que podem piorar a crise de tontura.

 

Como por exemplo outras situações de vertigem menos comuns são:

  • Labirintite causada por inflamações;
  • Infecções do ouvido;
  • Neurite vestibular;
  • Doença de Meniére.

 

Fundada pelo Dr. José Pinto Brandão em 1970, a Clínica José Pinto Brandão que leva o seu nome na cidade de Campina Grande, conta com uma equipe de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e cirurgião de cabeça e pescoço, tratando também de atendimentos específicos através da Clínica do Sono. 

Sinusite