O que é a sinusite?

Para ter uma boa saúde do nariz e evitar uma série de doenças é preciso ter alguns cuidados. Uma das enfermidades mais comuns é a sinusite. Inflamação da mucosa que reveste os seios da face, espécie de câmara de ar que fica ao redor do nariz. Essa cavidade é forrada internamente por uma mucosa muito parecida com a do nariz, que também produz muco, exatamente como as narinas. Essa secreção, é drenada dentro do nariz, por pequenos orifícios que comunicam os seios da face com as fossas nasais.

Quando esses orifícios ficam obstruídos, seja pela secreção, inchaço ou outra causa, o seio da face fica sem comunicação com o nariz, totalmente fechado e sem circulação de ar. Dessa forma, o muco produzido não tem para onde ir e se acumula, facilitando a proliferação de micro-organismos. Assim se forma a sinusite, que pode ser viral ou bacteriana, aguda ou crônica.

Sinusites virais

As sinusites virais são as mais frequentes, representam 75% dos casos. São causadas pelo rinovírus, adenovírus e pelo vírus da gripe, o H1N1. Apenas 2% dos resfriados e gripes evoluem para uma sinusite bacteriana. Entretanto outros fatores ainda podem causar a doença como o tabagismo, baixa imunidade, viagens de avião, mergulhos profundos, poluição do ar, ambientes frios, processos alérgicos, entre outros.

Os sintomas mais comuns são a secreção amarelada ou esverdeada, dor de cabeça, febre, entupimento nasal, tontura e mal estar. Entretanto, outros sintomas como dor de dente, dor de garganta, rouquidão, tosse, mau cheiro no nariz e mau hálito também podem estar associados à doença. O diagnóstico é feito pelo exame clínico do paciente. O médico pode ainda confirmar a suspeita com um raios X dos seios da face e, se necessário, uma tomografia.

Fundada pelo Dr. José Pinto Brandão em 1970, a Clínica José Pinto Brandão que leva o seu nome na cidade de Campina Grande, conta com uma equipe de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e cirurgião de cabeça e pescoço, tratando também de atendimentos específicos através da Clínica do Sono.