Lesões podem provocar infecção externa do ouvido

A otite externa é uma infecção na região da orelha externa ou no canal auditivo mais comum em adolescentes e jovens. A infecção pode ter várias causas, como por exemplo a infecção não bacterial como a alergia. Mas geralmente ocorre pela infecção provocada por bactéria ou fungos na pele do canal auditivo.

Também ocorre quando o ouvido possui alguma lesão mesmo que seja pequena. As pessoas que tem o costume de limpar com o cotonete ou qualquer outro objeto o ouvido externo, assim como, coçar o ouvido estão muito propensos a lesionar o ouvido ficando expostos a infecções. Outra causa comum  é o contato constante com a água que facilita a remoção do cerume (nossa proteção do canal auditivo) e como é comum a água do mar ou piscina estar contaminada a pessoa possui muitas chances de infeccionar. Por esse motivo, também é conhecido como otite do nadador ou ouvido de nadador.

Sintomas de otite externa

• Dores nos ouvidos;
  • Coceira e irritação dentro ou ao redor do canal auditivo;
  • Avermelhamento e inchaço no ouvido externo e canal auditivo;
  • Pressão e ouvido tampado;
  • Descascamento de pele ao redor do canal auditivo;
  • Corrimento de pus e água do ouvido;
  • Tensão no movimento do queixo e ouvido;
  • Inchaço e dor de garganta;
  • Perda auditiva.

Recomendações

• Não inserir objetos pontiagudos para coçar ou limpar o ouvido, pois podem ferir o ouvido;
  • Seque a orelha com cuidado, usando uma toalha;
  • Evite o uso de cotonetes. Eles podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo;
  • Utilize protetores na hora de nadar;
  • Consulte um otorrinolaringologista caso tenha dor ou coceira nos ouvidos ou perda de audição.

Como tratar?

A otite externa pode ser tratada com  medicamentos tópicos; ou seja, pomadas ou gotas otológicas, por isso é importante consultar ir ao médico. Cuidando de forma apropriada, a melhoria ocorre dentro de três dias. Para pacientes que praticam  natação, deve acidificar a pele para prevenir infecção bacteriana. Pode-se usar ácido bórico, salicílico ou acético. Orienta-se a secar bem a orelha com a toalha.

Fundada pelo Dr. José Pinto Brandão em 1970, a Clínica José Pinto Brandão que leva o seu nome na cidade de Campina Grande, conta com uma equipe de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e cirurgião de cabeça e pescoço, tratando também de atendimentos específicos através da Clínica do Sono.