Lesões podem provocar infecção externa do ouvido
A otite externa é uma infecção na região da orelha externa ou no canal auditivo mais comum em adolescentes e jovens. A infecção pode ter várias causas, como por exemplo a infecção não bacterial como a alergia. Mas geralmente ocorre pela infecção provocada por bactéria ou fungos na pele do canal auditivo.
Também ocorre quando o ouvido possui alguma lesão mesmo que seja pequena. As pessoas que tem o costume de limpar com o cotonete ou qualquer outro objeto o ouvido externo, assim como, coçar o ouvido estão muito propensos a lesionar o ouvido ficando expostos a infecções. Outra causa comum é o contato constante com a água que facilita a remoção do cerume (nossa proteção do canal auditivo) e como é comum a água do mar ou piscina estar contaminada a pessoa possui muitas chances de infeccionar. Por esse motivo, também é conhecido como otite do nadador ou ouvido de nadador.
Sintomas de otite externa
- Dores nos ouvidos;
- Coceira e irritação dentro ou ao redor do canal auditivo;
- Avermelhamento e inchaço no ouvido externo e canal auditivo;
- Pressão e ouvido tampado;
- Descascamento de pele ao redor do canal auditivo;
- Corrimento de pus e água do ouvido;
- Tensão no movimento do queixo e ouvido;
- Inchaço e dor de garganta;
- Perda auditiva.
Recomendações
- Não inserir objetos pontiagudos para coçar ou limpar o ouvido, pois podem ferir o ouvido;
- Seque a orelha com cuidado, usando uma toalha;
- Evite o uso de cotonetes. Eles podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo;
- Utilize protetores na hora de nadar;
- Consulte um otorrinolaringologista caso tenha dor ou coceira nos ouvidos ou perda de audição.
Como tratar?
A otite externa pode ser tratada com medicamentos tópicos; ou seja, pomadas ou gotas otológicas, por isso é importante consultar ir ao médico. Cuidando de forma apropriada, a melhoria ocorre dentro de três dias. Para pacientes que praticam natação, deve acidificar a pele para prevenir infecção bacteriana. Pode-se usar ácido bórico, salicílico ou acético. Orienta-se a secar bem a orelha com a toalha.
Fundada pelo Dr. José Pinto Brandão em 1970, a Clínica José Pinto Brandão que leva o seu nome na cidade de Campina Grande, conta com uma equipe de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e cirurgião de cabeça e pescoço, tratando também de atendimentos específicos através da Clínica do Sono.