A otite é a inflamação do ouvido e, dependendo do seu local, ela pode ser dividida em três tipos:

  • Externa;
  • Média;
  • Interna.

Nesse sentido, a externa ocorre na pele que cobre a orelha, na parte do pavilhão auricular e vai até o conduto auditivo externo, túnel que acaba na membrana timpânica. Assim, para evitar que ocorra a inflamação, alguns cuidados devem ser tomados:

Evite manipular o ouvido

Pois, uma das causas mais comuns de inflamação é justamente a manipulação do ouvido com unha, cotonete, e outros. Ele não precisa ser limpo por dentro. A cera sai naturalmente. Você deve limpar o ouvido por fora com uma toalha de banho, no máximo.

Não use cotonete

A pele do ouvido cresce de dentro para fora. Isso naturalmente vai expulsando as impurezas, o excesso de cera e a descamação da pele para fora do ouvido. Você só deve se preocupar em procurar um otorrinolaringologista se notar que não está ouvindo bem de algum dos lados (ou de ambos) ou ainda se estiver com desconforto no ouvido ou sensação de ouvido tapado. Nesses casos é possível que haja um excesso de cerúmen no ouvido e o especialista em otorrinolaringologia pode ajudar nos cuidados com o seu ouvido.

 

 

Fundada pelo Dr. José Pinto Brandão em 1970, a Clínica José Pinto Brandão que leva o seu nome na cidade de Campina Grande, conta com uma equipe de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e cirurgião de cabeça e pescoço, tratando também de atendimentos específicos através da Clínica do Sono.

Sinusite