Dormir de boca aberta pode contribuir para diversos tipos de problemas e também pode ser o sinal de problemas como apneia do sono.

A secura que se cria na boca e garganta ao dormir de boca aberta pode irritar os tecidos nessas áreas. Além disso, ao dormir dessa forma, você dá condições para o crescimento de bactérias na boca. Um estudo recente também mostrou que dormir de boca aberta pode danificar seus dentes e criar um ambiente favorável para o aparecimento de cáries.

Quem dorme de boca aberta também tem tendência a roncar, pois, o ar não passa de maneira suave pela garganta e como todos sabem roncar não é só um problema para a própria pessoa. É extremamente frustrante para quem está ao lado.

Agora que sabemos que dormir de boca aberta faz mal e pode indicar algum tipo de problema. Segue aqui algumas dicas para evitar dormir dessa forma:

  • Dormir sem travesseiro ou com travesseiro baixo

Travesseiros altos podem facilitar a abertura da boca. Dormir sem travesseiro ou com um travesseiro bem raso pode dificultar a abertura da boca.

Dormir de lado também torna a pessoa mais predisposta a salivar durante a noite.

  • Use um descongestionante nasal

Caso você tenha alguma coisa obstruindo a passagem do ar pelo nariz, usar um spray descongestionante nasal pode ajudar.

  • Escudo bucal

Experimentar usar um escudo bucal também é uma opção. Assim, além de evitar deixar a boca aberta, o escudo bucal é uma excelente opção para evitar o ronco.

  • Dilatador nasal

Caso você tenha algum problema que dificulte a passagem de ar pelo nariz, os dilatadoras nasais podem ajudar.

  • Cinta de queixo

A cinta de queixo sem dúvidas vai manter sua boca fechada durante o sono. Entretanto, você só pode usar uma cinta dessas se tiver certeza que não há nada bloqueando a passagem de ar pelo nariz.

 

 

Fundada pelo Dr. José Pinto Brandão em 1970, a Clínica José Pinto Brandão que leva o seu nome na cidade de Campina Grande, conta com uma equipe de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e cirurgião de cabeça e pescoço, tratando também de atendimentos específicos através da Clínica do Sono.

Sinusite