Seus ouvidos são órgãos realmente impressionantes. Eles captam todos os sons ao seu redor e traduzem essa informação para o cérebro. Entretanto, uma das coisas mais notáveis desse processo é a maneira completamente mecânica com que acontece.

Os sentidos de olfato, paladar e visão envolvem reações químicas, mas seu sistema auditivo é baseado somente em movimentos físicos. Dessa forma é preciso entender as particularidades do processo de ouvir.

Orelha Externa

Conhecido como pavilhão. Essa porção visível da orelha capta os sons que circulam no ambiente, assim, os enviando para o canal auditivo.

Orelha Média

A vibração da membrana timpânica (tímpano). Transmite o som para a orelha interna por meio de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) que levam o som para a orelha interna.

Orelha Interna

Composta por duas partes: cóclea – complexo sistema de células ciliadas (células sensoriais) e o sistema vestibular que envia o som para o cérebro realizar a última etapa do processamento.

 

 

Fundada pelo Dr. José Pinto Brandão em 1970, a Clínica José Pinto Brandão que leva o seu nome na cidade de Campina Grande, conta com uma equipe de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e cirurgião de cabeça e pescoço, tratando também de atendimentos específicos através da Clínica do Sono.

Sinusite