A falta de equilíbrio pode causar tontura

A sensação de desequilíbrio é uma importante causa de tontura. E acontece por causar a sensação de estar cambaleante ou com perda do equilíbrio. Esta situação pode causar um tontura constante e, geralmente, acontece nos idosos ou em outras situações como:

  • Alterações da visão, como catarata, glaucoma, miopia ou hipermetropia;
  • Doenças neurológicas, como Parkinson, AVC,  tumor cerebral ou Alzheimer, por exemplo;
  • Pancada na cabeça, que pode causar lesões temporárias ou permanentes na região cerebral que regula o equilíbrio;
  • Perda da sensibilidade nos pés e pernas, causada pelo diabetes;
  • Consumo de álcool ou drogas, que alteram a percepção e a capacidade de funcionamento do cérebro;
  • Uso de remédios que podem alterar o equilíbrio, como Diazepam, Clonazepam, Fernobarbital, Fenioína e Metoclopramida, por exemplo.

Para tratar o desequilíbrio, é necessário resolver a sua causa, com o adequado tratamento da visão com o oftalmologista ou da doença neurológica com o neurologista. Também é importante a consulta com o geriatra ou clínico geral para que sejam feitos os ajustes da medicação de acordo com a condição e a necessidade de cada pessoa.

 

Fundada pelo Dr. José Pinto Brandão em 1970, a Clínica José Pinto Brandão que leva o seu nome na cidade de Campina Grande, conta com uma equipe de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e cirurgião de cabeça e pescoço, tratando também de atendimentos específicos através da Clínica do Sono. 

Sinusite